Por oito votos a sete, a vereadora Jozeni Alves Bonfim, a popular ‘Ny’ (PSD), venceu eleição e assume a presidência da Câmara de Itamaraju, no extremo sul da Bahia. O pleito aconteceu na noite da terça-feira (6), e foi marcado pela derrota política do prefeito bolsonarista Marcelo Angênica (PSDB).
Após 30 anos, o cargo maior do Poder Legislativo será comandado por uma mulher. ‘Ny’ teve o apoio da base política dos movimentos sociais e sindicais da região ligados ao mandato do deputado federal Valmir Assunção (PT-BA). A vitória foi celebrada com plenário da Casa lotado de apoiadores e lideranças políticas da região. A nova presidente assume o cargo em janeiro de 2023.
Para o deputado Valmir, ‘Ny’ assume com a responsabilidade de ampliar a fiscalização do erário e de aprovar medidas para mitigar a situação de pobreza na região.
“A eleição de uma vereadora para presidente mostra um avanço e mais uma importante iniciativa para que as mulheres sejam protagonistas dos espaços de poder que ocupam. Tenho certeza que Ny vai ampliar e reforçar a participação do povo nas decisões da cidade. Vamos juntos derrotar o bolsonarismo e extirpar suas raízes da Bahia. Esse é um dos propósitos e como vamos agir daqui para frente. É uma vitória de suma importância para toda a região”, declara o parlamentar petista.
‘Ny’ é natural de Itamaraju e atuou como professora há 16 anos. Ela está no seu primeiro mandato, com forte ligação com movimentos sociais. Nesta quarta-feira (7), a nova presidente disse que “lugar de mulher é onde ela quiser” e descreveu a importância de sua eleição.
“É um fato histórico para a política de Itamaraju, pois é a segunda vez, em 30 anos, que uma mulher vai dirigir o Legislativo. É um momento feliz para mim e para todas as mulheres daqui. Defenderei uma gestão participativa, transparente e valorizando a legislação. Vou oferecer condições para que os demais vereadores executem seus trabalhos. Acredito que iniciamos uma nova fase da mulher na política em Itamaraju”, completa.
Comments