top of page
Buscar
  • Foto do escritorVA comunicacao

Em Cuba, Valmir Assunção se encontra com presidente Miguel Díaz-Canel em seminário contra o bloqueio



O deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) participou de missão oficial à Cuba. Assunção representou o Parlamento brasileiro no Encontro Internacional de Solidariedade à Cuba, que reuniu mais de mil delegados internacionais na ilha caribenha nesta terça (02/5). Participaram do encontro o presidente cubano Miguel Diáz-Canel, além de dirigentes sindicais, partidários e movimentos sociais.


“Tratou-se de uma atividade que discute os problemas do bloqueio econômico ao país, imposto pelos Estados Unidos desde 1960. Obviamente tal bloqueio prejudica a economia e as relações internacionais de Cuba. E mesmo assim, o país é uma referência importante para políticas educacionais e de saúde. Vale destacar que Cuba foi o primeiro país a erradicar o analfabetismo em seu território e exporta médicos para o mundo inteiro. Essas políticas devem ser exemplos para o Brasil”, disse.



Em vídeo divulgado nas redes sociais, o deputado baiano mostrou o cancelamento das tradicionais atividades de 1° de maio em Cuba, onde milhares de pessoas costumam se reunir na Plaza de la Revolución, na capital Havana. “Devido ao bloqueio econômico, Cuba passa por uma crise de combustíveis, que resultou na descentralização dos atos do Dia do Trabalhador. Além disso, uma chuva muito forte prejudicou as estruturas que estavam montadas em Havana”, explicou Assunção.


As atividades do Encontro Internacional de Solidariedade a Cuba foram promovidas pela Central dos Trabalhadores de Cuba, do Instituto Cubano de Amizade com os Povos e Sindicatos Nacionais.


Foto: Marcos Rezende

3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page