top of page
Buscar
  • Foto do escritorVA comunicacao

Independência: ao lado de Jerônimo, Valmir participa de solenidade em Cachoeira


Foto: William Rocha

Uma das vilas mais importantes do Brasil nos séculos XVII e XVIII, Cachoeira esteve entre as cidades que deram início às batalhas decisivas para tornar o Brasil independente de Portugal. Neste domingo, 25 de junho, completou-se 201 anos do anúncio da consulta feita junto ao povo do município acerca da proclamação de dom Pedro de Alcântara como regente constitucional e defensor perpétuo do Brasil.


Para comemorar este feito, todos os anos a sede do Governo do estado da Bahia é transferida simbolicamente para o município. Neste ano de 2023, a solenidade marca o início do bicentenário da independência do Brasil na Bahia, que culmina com as atividades marcadas para o 02 de julho.


No porto de Cachoeira, às 6h da manhã, o tiro da alvorada marcou o início das atividades, que contou com a participação do governador Jerônimo Rodrigues e do vice-governador, Geraldo Jr; além de secretário/as e gestores/as de estado.


De acordo com o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), presente no evento, trata-se de um momento importante, que preserva a memória de lutas e resistência do povo baiano.



Foto: Catharina Maia

“Abrimos aqui as comemorações do bicentenário da independência do Brasil na Bahia. Nosso estado é marcado por heróis e heroínas que vieram do povo, que sempre cultivou o espírito de liberdade e igualdade”, disse.


Em seu discurso, o governador da Bahia Jerônimo Rodrigues ressaltou que a história precisa ser contada por completo, com todos devidos personagens.


“Os livros não contam tudo o que realmente aconteceu. Os indígenas, os negros, os trabalhadores e as mulheres que estiveram à frente das batalhas não entram nos relatos. Foram muitas as ações pela saída dos portugueses, em todos os cantos do país, mas o berço da reação foi aqui. Espero que a gente possa ver as gerações futuras contando essa história sem negar o papel de cada um”, afirmou.


A Academia de Polícia Militar da Bahia recepcionou as autoridades com honras e um desfile dos policiais militares com a orquestra da banda maestro Wanderley. Na ocasião, também se apresentou a Filarmônica 25 de Junho.


Entre os atos, ocorreram ainda o hasteamento das bandeiras na praça da Aclamação, na Câmara Municipal, com a execução dos hinos Nacional e da Bahia, seguido de uma missa de celebração do Te Deum, na Igreja da Ordem Primeira, além de sessão solene na Câmara Municipal. Como marco alusivo às comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, foi instalado um totem na praça da Aclamação, ao lado da Câmara de Vereadores.


Com Governo da Bahia


11 visualizações0 comentário

תגובות


bottom of page