top of page
Buscar
  • Foto do escritorVA comunicacao

Justiça urgente para Mãe Bernadete


Foi com muita indignação e tristeza que recebi, ainda ontem, a notícia do assassinato de Mãe Bernadete Pacífico, liderança do Quilombo Pitanga dos Palmares, de Simões Filho. Segundo informações, criminosos adentraram a casa de Mãe Bernadete dentro do Quilombo, renderam familiares e dispararam tiros contra ela.


Mãe Bernadete era Yalorixá e da coordenação nacional da Conaq (Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos). Em 2017, seu filho, Binho do Quilombo, seu filho, também foi assassinado por causa da sua atuação em defesa do território quilombola.


Ao ser informado, imediatamente acionamos os órgãos estaduais responsáveis. O Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, determinou imediata atuação da Secretaria de Segurança Pública. Uma comitiva do ministérios da Igualdade Racial, Justiça e Direitos Humanos deve chegar à Bahia para se reunir com autoridades e prestar atendimento às famílias das vítimas.


A região onde se encontra o Quilombo Pitanga dos Palmares é alvo de cobiça e especulação imobiliária. A resistência do povo quilombola é árdua. A luta de Mãe Bernadete e Binho são nossa referência. Calar essas vozes com tamanha brutalidade deixa a mim e a todo meu mandato um sentimento de grande consternação.


É imperativo que o Estado brasileiro e o estado da Bahia protejam as lideranças quilombolas da região. A investigação deve ser célere e a punição aos culpados de tamanha barbaridade sejam responsabilizados.


Mãe Bernadete, presente! Hoje e sempre!


Deputado federal Valmir Assunção

PT-BA


20 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page