top of page
Buscar
  • Foto do escritorVA comunicacao

No extremo sul da Bahia, Valmir Assunção participa de ato ao lado de ministra Sônia Guajajara


Foto: Luara Dal Chiavon

A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, desembarcou em Porto Seguro e visitou territórios indígenas no extremo sul da Bahia. Na segunda-feira (19/6), o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) foi o único parlamentar a acompanhar a ministra e toda sua comitiva no território Pataxó Pé do Monte Pascoal, em Itamaraju.


“A vinda da ministra Sônia Guajajara ao extremo sul demonstra o reconhecimento e o compromisso do Governo Lula com a pauta indígena. Foi uma atividade de reafirmação da defesa da demarcação dos territórios que já são reconhecidos pela própria FUNAI. Destaco que os processos das TIs Aldeia Velha, Barra Velha do Monte Pascoal, Tupinambá de Belmonte e Tupinambá de Olivença foram encaminhados em 2023 para o MPI para expedição de portarias declaratórias e homologação”, disse Valmir.


A visita, que foi finalizada nesta terça (20/6), acontece em meio a conflitos fundiários no extremo sul, que ocasionaram a morte de duas lideranças indígenas do povo Pataxó. Em janeiro, o Ministério criou o Gabinete de Crise para acompanhar a situação de conflitos no estado.


"Nossa agenda é atualizar as medidas adotadas pelo Gabinete de Crise que criamos, após o assassinato de duas lideranças indígenas do povo Pataxó", explicou a ministra Sônia Guajajara.


Foto: Luara Dal Chiavon

O Governo Federal instituiu um gabinete de crise para acompanhar a situação de conflitos por terras na região do extremo sul da Bahia. A medida ocorreu após o assassinato de dois indígenas Pataxós, Nawir Brito de Jesus (17) e Samuel Cristiano do Amor Divino (25) no dia 17 de janeiro deste ano.


O encontro na Aldeia Pé do Monte Pascoal contou com a presença de diversas lideranças indígenas, que representam diferentes povos e desempenham papéis fundamentais em suas comunidades. Entre eles estavam Zeca Pataxó, Kamayurá Pataxó, Cacique José Fragoso, Agnaldo Pataxó, Cacica Maria da Aldeia dos Irmãos, Cacique Suruí da Aldeia Barra Velha e Cacique Braguinha da Aldeia Pé do Monte.

8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page