top of page
Buscar
Foto do escritorVA comunicacao

Passeio de moto de Bolsonaro daria para comprar 28 mil vacinas


Segundo especialistas ouvidos pela CNN Brasil, só os gastos com os mil PMs que fizeram a segurança de ato no RJ chegam a quase meio milhão de reais. PT pede para TCU calcular valor total da viagem.


A mistura de passeio de motocicleta, campanha antecipada e ato para estimular a proliferação do novo coronavírus protagonizada por Jair Bolsonaro no domingo (23), no Rio de Janeiro, custou, no mínimo, R$ 485 mil. O valor daria para comprar cerca de 28 mil doses de vacina contra a Covid-19, segundo cálculo de especialistas ouvidos pela CNN Brasil.

Entrevistado pela rede de tevê, Daniel Cerqueira, doutor em economia e membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, chegou à cifra de R$ 485 mil apenas calculando os salários dos mil policiais militares destacados para fazer a segurança do evento, que trabalharam por cerca de seis horas, metade das 12 horas diárias da escala de plantão dos agentes de segurança.

O professor do departamento de Segurança Pública da Universidade Federal Fluminense (UFF) Lenin Pires ressaltou que o valor desperdiçado com os gastos de salários dos policiais militares envolvidos na ação seria suficiente para comprar 28 mil doses da vacina de Oxford/AstraZeneca por parte do governo do estado. “E esse desrespeito vem acompanhado de um gasto absolutamente desnecessário, considerando a crise sanitária que vivemos”, avaliou.

Os custos certamente são ainda mais altos, pois o cálculo não considerou, por exemplo, o deslocamento até o Rio, o eventual uso de homens do Exército e o carro de som onde Bolsonaro discursou, ao lado do general e ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, que, como o chefe, estava sem máscara.

O líder do PT na Câmara, Elvino Bohn Gass (RS), informou ainda no domingo que a bancada vai protocolar representação no Tribunal de Contas da União (TCU) para que sejam levantados todos os gastos de Jair Bolsonaro na viagem. A partir do levantamento do TCU, o PT quer tomar todas as medidas legais contra Bolsonaro.

FONTE: PT Nacional

16 visualizações0 comentário

Yorumlar


bottom of page