top of page
Buscar
  • Foto do escritorVA comunicacao

PT recria Núcleo de Parlamentares Negras e Negros


Foto: Divulgação


Uma ação conjunta da Liderança do PT na Câmara dos Deputados e da Secretaria Nacional de Combate ao Racismo recriou o Núcleo de Parlamentares Negras e Negros do partido.

Em atividade realizada nesta terça-feira (21/3), na Capital Federal, em alusão ao dia internacional contra a discriminação racial, a bancada negra petista se comprometeu a retomar as ações do Núcleo objetivando ampliar o diálogo no Congresso Nacional, com o movimento social e com as instâncias internas do PT.


Para o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), a iniciativa é fundamental para a organização da luta antirracista no Parlamento brasileiro. "Há pautas importantes a exemplo da Lei de Cotas, políticas para a juventude negra, quilombolas, políticas que tratam de moradia, acesso à terra, educação e saúde que precisamos avançar", disse.


A deputada Benedita da Silva, durante o encontro, falou em nome da bancada negra apontando a necessidade do acompanhamento das proposições legislativas em curso no parlamento brasileiro que podem afetar negativamente a vida das pessoas negras.


O secretário Nacional de Combate ao Racismo, Martvs das Chagas, assinalou a importância da retomada do Núcleo como uma oportunidade de ampliar o debate sobre a questão racial para dentro e fora do partido.


Presente na reunião a convite do PT, a ex-vice-presidente da Costa Rica e presidente do fórum permanente para afrodescendentes da Organização das Nações Unidas, Epsy Campbell, chamou a atenção para a importância do Brasil no debate sobre igualdade racial e equidade em todo o mundo. Informou também sobre a construção do encontro de parlamentares negros e negras da América Latina que deverá ocorrer ainda este ano.


O Núcleo estará diretamente envolvido na mobilização para o Encontro Nacional de Parlamentares Negras e Negros que acontecerá em Brasília no dia 12 de abril próximo.


Com informações da Secretaria Nacional de Combate ao Racismo do PT


46 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page