Buscar
  • VA comunicacao

Reivindicação de Valmir, hospital Costa das Baleias em Teixeira de Freitas será licitado


O deputado federal Valmir Assunção e o governador Rui Costa durante visita a Eunápolis - FOTO: Jonas Santos -

Mais uma demanda solicitada pelo deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) será cumprida pelo governo estadual. Trata-se da construção do Hospital Regional Costa das Baleias, que será instalado em Teixeira de Freitas, no extremo-sul da Bahia. A ação é tida pelo parlamentar petista como mais um passo no processo de regionalização da saúde da gestão Rui Costa (PT). A licitação da unidade de saúde deve sair nos próximos dias, conforme sinalizou o chefe do Executivo baiano durante a entrega da Policlínica em Eunápolis, na última semana.


“Esse hospital será regional e atenderá toda a região da Costa das Baleias, fortalecendo a rede de saúde no interior e abrindo mais um canal para o Sistema Único de Saúde [SUS] no interior baiano. A sede em Teixeira de Freitas é uma estratégia de uma reivindicação que apresentei para poder ter recursos de bancada, ainda no ano de 2019. Agora, o governador anunciou essa obra fundamental para o fortalecimento do SUS e para fortalecimento da saúde no extremo-sul”, descreve Valmir, durante fala no plenário da Câmara nesta terça-feira (15).


Valmir destaca a importância do novo hospital na região - FOTO: Jonas Santos -

Assunção completa dizendo que o hospital em Teixeira de Freitas ajuda a levar mais serviços do setor para as famílias mais vulneráveis no interior do estado, além de ajudar os municípios a diminuírem os gastos públicos. Ele ainda revela que o governo foi o que mais investiu nas regiões sul e extremo-sul. A abertura do processo de licitação em Teixeira de Freitas, por exemplo, só depende de qual terreno será o escolhido para a construção da unidade, o estado estuda duas possibilidades.


Além disso, o governo tem ampliado e criado mais leitos de UTIs para atender pacientes com covid-19 e tem outras unidades em construção para fortalecer a rede, como em Ilhéus, que já está pronta e vai ser inaugurada a nova maternidade de alta complexidade. “Estamos licitando, agora, um hospital de ortopedia que será um dos maiores do Brasil. Em Conquista, além do hospital de base vamos inaugurar este ano uma unidade no hospital de apenas ortopedia para reforçar o atendimento da região”, completa Rui, durante entrevista em Eunápolis no dia 10 de junho.




94 visualizações0 comentário