Buscar
  • VA comunicacao

Valmir diz que intervenção do governo “é primordial para amenizar sofrimento das vítimas das chuvas"


O deputado federal Valmir Assunção - FOTO: Divulgação -

As fortes chuvas que atingiram o extremo sul da Bahia causaram prejuízos aos moradores dos municípios como Itamaraju, Jucuruçu, Teixeira de Freitas, Prados e outros de diferentes regiões. Ao menos duas pessoas morreram soterradas e centenas de outras estão desabrigadas. Esse foi o resumo do temporal que atingiu o interior baiano entre a terça (7) e quarta (8) feito pelo deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) no plenário da Câmara. Ele se solidarizou com as vítimas e revelou a importância da participação do governo estadual em auxiliar os moradores para diminuir os estragos.


“Entrei em contato com o governador Rui Costa para que coloque o governo à disposição para ajudar a diminuir o sofrimento das pessoas. Sugeri que ele sobrevoasse a região com técnicos para que possamos avaliar mais precisamente os estragos das fortes chuvas que atingiram essa parte da Bahia e, urgentemente, garantir ajuda emergencial. As chuvas destruíram estradas e mataram pessoas em deslizamento, a situação é delicada e precisa de atenção”, salienta Valmir. O deputado petista diz que a “tragédia pegou todos de surpresa”. Ele descreve que além dos estragos em estradas e de infraestrutura, “a população mais pobre é quem mais sofre”.


Assunção também lembra que o extremo sul tem demonstrado solidariedade entre a população. Para o baiano de Itamaraju, “pela quantidade de chuva que ainda vai cair hoje e amanhã vai ficar difícil, mas o governador se comprometeu a acompanhar de perto a situação. Conversei com a Defesa Civil e a Casa Militar também, para agilizar ações que permitam diminuir o sofrimento da população”, frisa. O governo já enviou equipes do 18º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, localizado em Teixeira de Freitas, e da SUDEC, Superintendência de Defesa Civil do Estado. Duas aeronaves do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) também foram acionadas.


Valmir completa dizendo que sabe como a situação é difícil na região, onde mantém relação com familiares e amigos de movimentos sociais, sindicais e de luta por direitos humanos e por terra. “Sou de Itamaraju e convivo com as pessoas de lá, conheço bem de perto os problemas da região e conheço bem o impacto dessas fortes chuvas para a população. Por isso, presto minha solidariedade e nosso mandato está acompanhando todas as ações no sentido de diminuir o sofrimento”.


7 visualizações0 comentário