Buscar
  • VA comunicacao

Valmir lamenta desastre no extremo sul e diz que “governo vai reconstruir cidades atingidas"


O deputado federal Valmir Assunção com a secretária Tereza Paim em Nova Alegria, distrito de Itamaraju - FOTO: Divulgação -

O deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) e comitiva de secretários do Governo Rui Costa (PT) estiveram em municípios do extremo sul da Bahia, como Itamaraju, Jucuruçu e Teixeira de Freitas, nesta terça-feira (14), para anunciar que a gestão estadual vai reconstruir as regiões afetadas pelas fortes chuvas. A comitiva constatou a situação com casas destruídas e o prejuízo que ultrapassa milhões. Municípios da região como Prado, Itabela, Jucuruçu, Teixeira de Freitas e Porto Seguro tiveram situação de emergência reconhecida pelos governos estadual e federal e os estragos são incalculáveis.


Na Bahia, 10 pessoas morreram em decorrência da chuva, além de seis mil desabrigados e 15 mil desalojados. Ao lado dos titulares da Casa Civil, Carlos Palma de Mello, de Saúde, Tereza Paim, e de Promoção da Igualdade Racial, Fabya Reis, Assunção falou em público para os moradores e lideranças comunitárias sobre os próximos passos do plano de recuperação.


“Casas serão reconstruídas e recuperadas, terá doações de geladeiras, fogão e colchões para quem perdeu esses equipamentos. O governador Rui Costa sobrevoou a região, não teve condições de pousar, mas fez uma série de reuniões com os secretários, designou o secretário da Casa Civil, Carlos Mello, e a secretária Tereza Paim e também Fabya Reis que é da pasta de Promoção da Igualdade Racial para falar com vocês sobre as ações que serão feitas a partir de hoje. Nosso sonho e vontade é de concretizar a recuperação de Nova Alegria, nós vamos reconstruir essa cidade podem ter certeza, assim como todas as regiões afetadas”, salienta Valmir. O deputado frisa que “o apoio do governador Rui Costa é fundamental para essa reconstrução”.





O petista também aponta que a participação do prefeito de Vereda e presidente do Consórcio Regional, Manrick Teixeira (PP), “que tem ajudado toda a região e não é diferente aqui em Itamaraju”. Em sua intervenção, o secretário Carlos Mello salientou a importância de trazer a comunidade de Nova Alegria mais para cima. Ele destacou que a população que tomará a decisão.


“Não acontece uma tragédia dessas desde 1968, mas vamos ouvir a comunidade para subir e evitar uma futura tragédia. Vamos enviar geladeira para quem perdeu, fogão, colchão, alimentos e carros-pipas com água e para limpar a cidade. Vamos apoiar quem perdeu casas para construir novas ou reformar a que precisar de suporte na infraestrutura. E o comerciante que perdeu seu comércio terá crédito sem juros”, pontua.




5 visualizações0 comentário