Direito à Moradia

O direito à moradia digna deve ser uma luta de todos

O mandato do deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) não tem medido esforços para atuar junto aos movimentos sociais de luta por moradia.  

 

É fundamental ratificar que a ação de ocupar não é uma escolha, é uma necessidade. Até porque as pessoas precisam viver, e, para isso, moradia é imprescindível. Temos dado todo o apoio possível para a realização de formação e ações culturais, sociais e educacionais.

 

O deputado federal Valmir Assunção defende que os prédios ociosos, que não cumprem a sua função social, sejam destinados à moradia popular. Não menos importante é a luta por creches, escolas, cultura e segurança nos bairros. É preciso que avancemos num novo marco regulatório para as moradias urbanas mediante o debate da função social e das tecnologias sustentáveis, a exemplo da utilização da energia solar, aproveitamento de água de chuva e incentivo à agricultura urbana sem uso de venenos!


 

E essa luta perpassa por outros setores também, não é somente a casa em si. É a casa e outros setores também, como políticas de estado para geração de emprego e renda, capacitação profissional e infraestrutura hídrica, elétrica e seguridade social. Apenas criar meios para moradias não supre a demanda dos movimentos por moradia digna. É preciso gerar mais oportunidades para as pessoas terem sua casa e o seu sustento.